No domingo, dia 03 de dezembro, o grupo Chaverim realizou uma vibrante festa de pré-Chanucá, marcando o início das celebrações dessa festividade judaica. Foram convidados participantes e suas famílias, colaboradores e voluntários. O evento foi conduzido pela voluntária e mãe da participante Gabriela Albalá, Liliana Daniela Albalá, que iniciou os festejos expressando profundo agradecimento e homenagens a todos os colaboradores e voluntários, reconhecendo e valorizando sua dedicada contribuição ao longo do ano.
(Foto de participantes, voluntários e colaboradores do Grupo Chaverim atrás de uma mesa com toalha branca e uma chanukia acesa em cima)
Após os agradecimentos iniciais, a história de Chanucá foi compartilhada, enriquecendo a experiência dos presentes. Os participantes do grupo tiveram a oportunidade de refletir sobre a paz através de frases de personalidades mundiais e, de maneira inspiradora, criaram suas próprias mensagens durante as atividades de fim de semana.
Durante essa primeira parte da celebração, Yael Sandberg, mãe da participante Dafne Esquenazi, apresentou a campanha "pin for peace", trazendo consigo alguns pins que foram distribuídos aos presentes.
Os monitores, também conhecidos como madrichim, conduziram uma dinâmica envolvente, destacando o simbolismo do óleo que deveria durar apenas um dia, mas miraculosamente persistiu por oito dias. Uma representação visual desse milagre foi realizada pelo monitor Denis que, com um truque de mágica, transformou o número 1 no número 8, encantando todos os presentes.
(Foto das participantes Gabriela Albalá e Laís Taieb no microfone)
Para dinamizar ainda mais a participação de todos, cada mesa escolheu uma palavra que representasse a essência da festa de Chanucá, como paz, vida, esperança, justiça, afetividade, humanidade e sevivon. Essas palavras foram magicamente reveladas em uma folha, anteriormente "invisível", quando pintadas com uma tinta especial pelos convidados. As folhas foram, então, penduradas em um único painel, simbolizando a diversidade de significados atribuídos à celebração e a união do povo e de todos os presentes. Aproximar os participantes do grupo das festas e tradições através de atividades lúdicas é muito importante, segundo a comunicadora do Grupo, Muriel Klar.
“Envolver os participantes com atividades artísticas e brincadeiras com conteúdo sobre a celebração em questão é um ótimo jeito de ensinar de uma forma divertida, única e atraente. Além de trazer a sensação de pertencimento através de uma construção única e conjunta.”
(Foto da voluntária Ariana, da participante Denise Zynger e sua mãe Helena Zynger.
Denise segura um pincel e pinta uma folha sulfite)
As voluntárias da Oficina de Cultura e Música Judaica tiveram a honra de acender as velas na Chanukia grande, que foi feita pelos participantes do grupo durante uma atividade de final de semana, enquanto os demais convidados acenderam as Chanukiot que adornaram as mesas. Durante o ritual, foram compartilhadas palavras significativas sobre a festa e, com grande entusiasmo, todos entoaram músicas tradicionais de Chanucá.
(Foto de participantes do Grupo Chaverim e famíliares sentados ao redor de uma mesa redonda)
A atmosfera festiva culminou com a realização de Harkadot, danças israelis, durante a qual famílias, voluntários e equipe dançaram com entusiasmo e alegria, celebrando a união e a tradição. O encerramento foi marcado por um momento de confraternização, onde todos desfrutaram juntos de uma refeição festiva, saboreando latkes (bolinhos fritos de batata) e suvganiot (sonhos) especialmente preparados para a ocasião. A celebração de pré-Chanucá do Grupo Chaverim deixou uma lembrança calorosa e inspiradora para todos os convidados. Aline Zucchini, secretária do Grupo Chaverim, nunca tinha participado de uma festa judaica antes e nem de uma festa da organização e achou o máximo!
“Foi a minha primeira participação em uma festa Judaica, e eu simplesmente adorei, achei uma festa muito divertida principalmente na hora da dança. Estou conhecendo também as comidas e claro adorando todas elas”
(Foto de colaboradores, voluntários e participantes do Grupo Chaverim e familiares em roda, de mãos dadas)
Comments