A instituição foi premiada na categoria de "pessoa com deficiência" com a iniciativa "Atividade Sociocultural, Esportiva e de Lazer"
O Grupo Chaverim recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade 5ª Edição - 2022. O prêmio foi na categoria de Pessoas com Deficiência com a iniciativa "Atividade Sociocultural, Esportiva e de Lazer", que são as atividades realizadas aos finais de semana no Chaverim.
O Selo foi criado com o objetivo de reconhecer iniciativas de diversidade e inclusão realizadas por empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos que atuam na cidade de São Paulo. As instituições vencedoras passam a integrar a Rede do Selo por um ano.
No dia 9 de dezembro, Jacques Cohen, presidente do Grupo Chaverim e Liliana Albalá, vice-presidente, estiveram na cerimônia de premiação para receber o troféu. O evento também contou com diversos grupos que fizeram suas apresentações culturais e foi transmitido virtualmente pelo YouTube. É possível acompanhar Jacques Cohen recebendo o troféu para o Chaverim do minuto 1:22:49 a 1:24:45.
O troféu escolhido este ano foi um maracá, instrumento musical que possui grande simbologia e significado ancestral e espiritual para os povos originários. Ele é reconhecido como receptáculo aos espíritos, pois o seu som reproduz a voz dos espíritos da floresta. Também é um instrumento utilizado nos rituais sagrados, como o toré, que significa "som sagrado" e é uma manifestação cultural característica dos povos do Nordeste, representando a união, força e a memória da identidade dos povos indígenas, como explica a organização do evento.
A 5ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade atingiu um recorde de inscrições com 313 iniciativas participantes, sendo 112 a mais que a 4ª edição (com 201). Foram diversas iniciativas premiadas nas categorias de:
Igualdade Racial - 16
Infância e Adolescência - 22
Juventude - 11
LGBTQIAP+ - 14
Mulheres - 29
Pessoas com Deficiência - 19
Pessoas em Situação de Rua - 9
Pessoas Idosas - 12
Pessoas Imigrantes - 18
Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas - 4
Povos Indígenas - 2
Transversalidades - 71
E a identidade visual do evento foi inspirada na cultura indígena.
Fotos: Ivan Araujo
Keise Tiffany
Comunicação e Divulgação
Comentarios